quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Output do V Encontro do GruPy-AL

Olá Pessoal,

Terça-Feira, dia 18/08/2009, no CESMAC aconteceu o V Encontro da Comunidade Python de Alagoas. Pegando carona no Debian Festival 4 foi apresentado uma palestra chamada: Conhecendo Python através do desenvolvimento de jogos 3D. Palestra dada por Alessandro Jatobá e Diogo Dutra.

Muito legal a palestra. Eles começaram contando a história do GruPy-AL e da lista. Falou da idéia do André Ferreira que tinha recém participado da Pycon Brasil 2008 no Rio e que agora mesmo estando longe, participa ativamente do grupo. Mostraram a facilidade de um "Hello World" em Python e explicou definições gerais da linguagem (ideal para quem não tinha nenhum contato). Depois apresentaram a história do Python, da idéia do BDFL e principais características (como tipagem dinâmica, gerenciamento de memória, menos verbosa, suporte a vários paradigmas e etc.). Questionaram o sucesso recente de Python, já que a linguagem tem quase 20 anos (desde 1991) e deram algumas explicações para isso. Alessandro colocou um pensamento interessante falando o qual acredita que Python nasceu antes do tempo e que linguagens dinâmicas estão em voga. Uma importante parte que vale a pena citar. Antigamente pessoas acreditavam que linguagens compiladas evitavam a maioria dos erros, mas já foi comprovado que uma boa suite/cobertura de testes ajudam a evitar bugs. A palestra seguiu mostrando o cenários de Games, seja 2D ou 3D com uma visão sobre as principais engines. Mostraram a arquitetura de um jogo, onde a parte pesada da coisa é feita em C/C++ e Python entraria só para “orquestrar”.

Na parte mais legal da palestra (pelo menos para mim) Diogo e Alessandro demonstraram exemplos de código e vídeos com PyOgre (exemplo de uma floresta) e na hora de codificar mesmo usaram o PySoy (um fork do projeto Soya3D) com um exemplo de dois cubos que podiam ser movimentados pelo teclado e que possuíam todo tratamento de colisão. E como nem tudo são flores, falaram que alguns quesitos ainda deixam a desejar nesta área (para programadores Python), como a falta de uma IDE específica e uma engine 3D com instalação mais simples (dito isso devido a problemas que tiveram para instalar e usar o PyOgre).


Primeiro gostaria de parabenizar os organizadores do Debian Festival pelo evento e pela abertura ao grupo.

Agradeço a presença de todos que foram. Conheci mais dois integrantes do GruPy-AL (Beto e Rodrigo). E assim como a vida, o GruPy-AL não pode parar :) hehehehe.

Que venham os próximos encontros.

Um comentário:

  1. ótimo output, leonardo! melhor ainda saber que o conteudo da palestra foi muito bom. não teve nenhum pitaco sobre PyGame?

    ResponderExcluir