sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Output do último encontro

Na noite desta quinta-feira (01/10/09) realizou-se mais um encontro do GruPy-AL no Laboratório de Computação Científica e Visualização, LCCV-UFAL. Dessa vez o grupo resolveu arriscar um Coding Dojo. O encontro foi presidido pelo exímio programador Alessandro Jatobá, que, seguindo a modalidade Prepared Kata, demonstrou o desenvolvimento de uma aplicação de campo minado.

O problema foi exposto, juntamente com a solução esperada e partiu-se para os códigos. Seguindo a técnica de TDD, foram criados os primeiros testes, utilizando a biblioteca python nativa unittest. Verificou-se a falha dos testes recém-criados e partiu-se para implementação do código correspondente aos testes. Testes rodados mais uma vez e, dessa vez, sem falhas. Esse foi o procedimento que repetiu-se ao longo da apresentação, como prega a TDD. A aplicação foi sendo incrementada a medida que iam sendo destacados detalhes sobre TDD, desacoplamento do código e sobre as próprias sutiliezas do Python. Apesar da aplicação simples, foi possível extrair vários conceitos do ponto de vista de engenharia de software.

Ao final, Alessandro provou a eficácia do desacoplamento da aplicação, mostrando duas camadas de apresentação possíveis para o joguinho: uma em ASCII puro e outra em Pygame (=

Dessa vez tivemos 13 presentes e uma interação muito boa, apesar do ar-condicionado quebrado e dos 20 e muito graus na capital alagoana. Em breve, os códigos estarão disponíveis para comentários e versões alternativas. Aguardem e comperaçam aos próximos encontros!

--
André FS

2 comentários:

  1. Cade vez mais o grupo cresce. Que venham os próximos encontros.
    Ps. Alessandro...aqueles encontros em bares parece que não agradou o pessoal neh. Ninguém mais marcou nada :) hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a favor de a gente se encontrar num bar novamente, pelo menos pra decidir sobre o proximo encontro! hahah

    Bom saber que esse ultimo encontro foi tao proveitoso. Essa ideia de coding dojo poderia se repetir mais vezes. E Alessandro tah empolgado mesmo com os jogos, nao eh?! :P

    ResponderExcluir