sexta-feira, 24 de julho de 2009

IV Encontro de Python de Alagoas

O GruPy-AL convida a todos para o IV Encontro de Python de Alagoas que ocorrerá no dia 30 de Julho a partir das 19:00 no IFAL (antigo CEFET-AL). A participação no encontro é gratuita, sendo o objetivo do mesmo disseminar a linguagem de programação Python no estado de Alagoas assim como as diversas tecnologias involvidas.

Palestras:

1 - MoinMoin Wiki Engine no Google Summer of Code, por Alexandre Martani (ITA)

Resumo: O MoinMoin é um servidor de Wiki, escrito em Python, com uma crescente comunidade de usuários, destacando-se, principalmente, pela facilidade de uso e pela sua extensibilidade. Nesta palestra será mostrado o funcionamento do MoinMoin e descrita a experiência de se contribuir para o software livre através do programa Google Summer of Code.

2 - Framework UPnP BRisa para sistemas embarcados por Leandro Sales (Msc UFCG e ex-CEFET)

Resumo: O projeto BRisa disponibiliza um arcabouço de código livre (sob licença MIT) UPnP desenvolvido em Python, implementa o padrão UPnP e oferece implementações de referência para compartilhamento de áudio, vídeo e image. O pacote principal é o python-brisa, o arcabouço que permite o desenvolvimento de aplicações baseadas em UPnP, sendo possível implementar dispositivos UPnP, serviços e pontos de controle. O pacote python-brisa-apps disponibiliza aplicações desenvolvidas utilizando o framework, tais como o BRisa Media Server e o BRisa Media Renderer. O projeto BRisa está sendo desenvolvido através de uma parceria entre o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Nokia de Tecnologia de Recife. Nesta apresentação serão abordados tópicos relacionados ao padrão UPnP, como desenvolver aplicações utilizando o python-brisa, o estado atual e planos futuro do referido projeto. Para mais informações acesse http://brisa.garage.maemo.org/.

3 - BRiGaS: Servidor pervasivo de jogos para o protocolo UPnP utilizando o framework BRisa por Diogo Dutra(UFAL e ex-CEFET)

Resumo: O BRisa Game Server (BRiGaS) é um servidor de jogos em python que usufrui do protocolo UPnP para fazer toda a sua comunicação entre os servidores e clientes. Para isso é utilizado o framework BRisa, que implementa a especificação 1.0 do UPnP.

As palestras terão entre 30 e 40 minutos.

Sobre os palestrantes:

Alexandre Martani: estudante do 3o ano de graduação em Engenharia da Computação no ITA, entusiasta do código livre, trabalhando no desenvolvimento de Edição em Tempo Real no MoinMoin pelo Summer of Code 2009

Diogo Dutra: estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Formado em técnico de Informática em Análise de Sistemas e Administração e Projeto de Redes pelo CEFET-AL. Atualmente trabalha como administrador de sistemas e cluster no Laboratório de Computação Científica e Visutalização (LCCV) da UFAL.

Leandro Sales: Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas e Engenheiro de Software no Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, onde também é estudante do curso de Doutorado em Ciência da Computação.

Mais uma vez, estão todos convidados! E se você trabalha, desenvolve, ou apenas tem interesse em alguma tecnologia que envolve Python, faça uma proposta de palestra para nosso próximo encontro através da lista de e-mail do grupo (http://groups.google.com/group/grupy-al).

GruPy-AL
O GruPy-AL é o Grupo de Usuários Python do Estado de Alagoas que começou suas atividades em Dezembro de 2008 após uma reunião numa mesa de bar. Você pode acompanhar as ações do GruPy-AL na lista de discussões: http://groups.google.com/group/grupy-al

Nenhum comentário:

Postar um comentário